2010/12/07

Too Much of Anything Can Kill You

Há uns tempos tivemos na copa uma discussão sobre quanta água se teria que beber para morrer de intoxicação por excesso de água. Parece que até água demais faz mal e há quem morra disso (principalmente em concursos de bebida de água (!!!) e em desportos de esforço continuado).

Mais ou menos a propósito disso, lembrei-me que, apesar de conseguir beber muita água de seguida se a tiver à mão, se tal não se verificar não costumo beber muita água ao longo do dia e estou certamente longe dos 2 litros ou 1.5 litros diários anunciados por aí.

E agora tropecei neste vídeo, que sugere que essa marca vem de uma interpretação errada (e quiçá mal-intencionada) de um relatório da Organização mundial de saúde. Diz que afinal esses litros todos incluem toda a água que ingerimos, em qualquer forma (líquida ou sólida, pura ou misturada), ou seja, até a que está nos alimentos.


Faz-me lembrar a noção de que os espinafres têm muito ferro, que (segundo me disseram) veio do facto de um gajo ter publicado um estudo em que se enganou nas casas decimais e fez que os espinafres tivessem uma ordem de grandeza acima de outros vegetais semelhantes...

No comments: