2015/03/18

E-Clips com E-Lástico


Ontem estive a construir uma pinhole camera para para ver o eclipse solar parcial da próxima sexta-feira sem correr o risco de danos oftalmológicos.

O projecto de desenvolvimento do Instrumento de Visualização Segura Mas Não Certa de Eclipse Solar Parcial (IVSMNCESP), que incluiu
  • WP1000: Pesquisa Bibliográfica (Google e Youtube)
  • WP2000: Desenho (mental)
  • WP3000: Implementação (5 man-minutes) e
  • WP4000: Teste (com o candeeiro da sala)
foi um sucesso, como se pode ver pelas fotos abaixo.

O projecto teve uma duração total de 20 man-minutes (incluindo a visualização de 5 minutos de 9GAG, para team-building) e foi já negociado um CCN, em curso, para a inclusão da operação de visualização propriamente dita (WP5000: Demonstração).

Até foram já postas em marcha acções de Identificação e Gestão de Riscos (consulta periódica do Accuweather). Vamos a ver se as nuvens colaboram...




(na primeira foto vê-se a minha peúga, para escala, e na última a imagem de um dos focos do candeeiro)     

3 comments:

Tiago said...

Há algum Advisory Board para fornecer feedback sobre as necessidades dos utilizadores?

Não é claro no WP breakdown, mas a fase de desenho incluiu a elaboração de requisitos? E se sim foram estas requisitos cumpridos no fim?

Como nota final: está muito fixe!

João Esquecido said...

Tivemos algum feedback dos utilizadores, nomeadamente notando a dificuldade em operar o sistema e registar os resultados em simultâneo (com apenas um operador).

E sim, a fase de Desenho incluiu a definição de requisitos (WP2100). O SRD é bastante sucinto (apenas 30 páginas, das quais 29 são introdução) e todos os requisitos (1 de 1) foram cumpridos.

Tiago, ficas desde já convidado para integrar a Tábua de Conselhos da minha próxima actividade.

Tiago said...

Obrigado pelos esclarecimentos.